terça-feira, 29 de março de 2011

Édipo Rei

        Nessa semana nas aulas de português e também de artes cênicas, os professores contaram uma história interessante que na verdade é uma antiga peça de teatro grega, ela se chama Édipo Rei e foi escrita por Sófocles muito antes de Cristo. O teatro grego foi importante porque fazia com que os gregos aprendessem e acreditassem a mitologia de uma forma ilustrada.
        Essa peça de teatro é uma das primeiras tragédias escritas que se tem registro até hoje e ilustra a impotência humana diante do destino, mas é claro no contexto grego e utiliza a linguagem mítica.
        O enredo começa com o rei Laios que governava Tebas - uma região da grécia - e que foi amaldiçoado pelos deuses por ter assediado o filho do rei de Corinto. Segundo a maldição,o filho dele mataria o pai e se casaria com a própria mãe. A solução encontrada pelo rei Laios e sua esposa foi  matar o primeiro filho que tivessem. Dito e feito, mandaram jogar o recém nascido Édipo de um penhasco, mas ele foi salvo por um pastor e entregue a Políbio, o rei de Corinto.
        Édipo já crescido, fica sabendo da maldição foge de Corinto para Tebas.No caminho, encontra um bando de mercadores e um amo, sem saber que esse amo era seu pai verdadeiro, Édipo mata todos.
        Chegando em Tebas, Édipo livra a cidade de uma maldição e recebe uma reconpensa, foi eleito rei, casou-se com Jocasta (sua própia mãe e recém-viúva de Tebas) e teve alguns filhos.
        Passado algum tempo, a cidade começa a passar por dificuldades e o soberano rei  Édipo é requisitado.O oráculo foi consultado, segundo ele o assassino de Laios ainda vivia na cidade, e as dificuldades só cessariam se o assassino saísse da cidade.
        Édipo então roga uma maldição sobre o assassino, este teria os olhos cegos e saíria humilhado de Tebas.
        Passou-se um tempo, e Édipo descobriu através do pastor que lhe salvara tempos atrás, que ele era o assassino de Laios, por acaso a rainha Jocasta ficou sabendo da coincidência e suicidou-se.Já Édipo se cega, perfurando os próprios olhos e exilando-se de Tebas.
        Vale lembrar que Édipo Rei é só uma parte das três que compõem a Trilogia Tebana que foi escrita por Sófocles, para quem tiver a curiosidade de saber o resto da trilogia, as outras partes são: Antígona e Édipo em Colono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário