segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"o ócio é a chave para o inferno"

      O famoso ditado popular que entitula esta postagem possui uma grande contradição quando se leva em consideração o significado da palavra ÓCIO.Segundo o dicionário, ócio é:
1 Descanso, folga do trabalho. 2 Tempo que dura essa folga. 3 Lazer, vagar. 4 Ociosidade. 5 Mandriice, preguiça. 6 Repouso. Antôn: trabalho, ocupação. O. vil: a) inatividade do espírito, b) indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia.
      Então partindo da definição do dicionário, o descanso, a pausa das atividades cotidianas, o lazer é o que leva ao "inferno"? E os filósofos, os grandes pensadores, sem eles nós não estaríamos em nosso nível tecnológico em que estamos hoje, quem garante que se eles não tivessem ficado na ociosidade(mesmo contra todos) estaríamos aqui hoje? e por acaso eles participaram de algo de muito fora dos padrões para terem participado do "inferno"?
      Está na hora de levarmos em conta o que realmente falamos, pois quem não garante que Deus, quando criou o mundo descansou? E por acaso ele com certeza não se encontra no inferno.
     Esse tipo de reflexão que foi levantada aqui, é aplicável não só a ditados populares, mais também ao que falamos sem parar para pensar no que realmente é mencionado na nossa oralidade.
   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário